Carnaval Bahia 2012

Durante o Carnaval a Ouvidoria Geral do Estado da Bahia estará no circuito da folia para prestar atendimento aos cidadãos. Em parceria com o SAC Móvel, a Ouvidoria Geral funcionará na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina (17 a 21),  das 16 às 4h, e na Rua Direita da Piedade, bairro do Politeama (17 a 21), das 12 à meia noite.

O cidadão poderá ainda registrar manifestações sobre os serviços estaduais e solicitar informações sobre o Carnaval junto à Ouvidoria Especializada da Polícia Militar da Bahia, que atuará de forma itinerante nos circuitos do Campo Grande e  Ondina. Já no Quartel do Comando Geral da PM (Largo dos Aflitos) haverá um posto fixo da ouvidoria que funcionará 24 horas.

Confira no mapa abaixo os locais de atendimento presencial da Ouvidoria Geral e da Ouvidoria da PM



Visualizar Carnaval 2012 em um mapa maior


Além do atendimento presencial, o cidadão pode registrar reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços públicos estaduais e obter informações sobre a festa através do site da Ouvidoria Geral, do 0800-284-0011, que será direcionado para o Disque Bahia Turismo.  Informações sobre a folia e serviços públicos serão divulgados também no Twitter e na Fan Page da Ouvidoria Geral

SAC Móvel
No SAC Móvel também será possível emitir a Certidão Negativa de Antecedentes Criminais, obter informações sobre os serviços públicos prestados durante a festa, receber folder informativo das atrações e pulseiras de identificação para crianças e adolescentes, além de agendar a emissão de documentos após a Quarta-feira de Cinzas (22). As unidades irão oferecer serviços para registro de perda ou furto de documentos, cheque e cartão de crédito, em conjunto com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL)

O cidadão contará ainda com serviços básicos como a emissão da carteira de identidade e CPF, documentos necessários para o exercício da cidadania. Também será possível realizar o recadastramento de pensionistas do Estado, retirar antecedentes criminais e obter atendimento da Ouvidoria Geral do Estado.

Guias e Monitores
O Projeto Guias e Monitores do Carnaval, da Secretaria do Turismo, colocará à disposição dos visitantes, nos três circuitos da festa, 550 profissionais qualificados que atendem, inclusive, em mandarim e russo. São 330 monitores, 70 guias, 40 operadores de call center, 70 supervisores e 40 coordenadores. Os guias e monitores ficarão em 80 postos de informações turísticas, que serão instalados ao lado dos postos policiais. Em 2011, foram realizados 110 mil atendimentos pelos guias e monitores do carnaval.

O Disque Bahia Turismo – (71) 3103-3103 – estará habilitado para o atendimento em até seis idiomas – português, espanhol, inglês, italiano, alemão e francês. Outra forma de contato é o chat pela internet, que pode ser acessado no site Bahia.

Polícia Militar
A Polícia Militar (PM) trabalhará na festa deste ano com o efetivo de 19.727 homens e mulheres. Três helicópteros e um avião motoplanador do Grupamento Aéreo (Graer) farão parte do efetivo de veículos para transporte, mapeamento e resgates quando houver necessidade.

Serão instalados 158 postos da PM, 15 integrados e 29 do Corpo de Bombeiros, que atuarão no Carnaval no combate a incêndios, afogamentos e outras ocorrências. A unidade especializada do Salvar ficará com ambulâncias em pontos estratégicos para facilitar o deslocamento.

Polícia Civil
A Polícia Civil mobilizará 2.614 servidores, entre delegados, escrivães, agentes e auxiliares técnicos e administrativos nos dias de festa. Em Salvador, além dos postos integrados, o plano operacional inclui quatro centrais de flagrantes.

Os bairros de Itapuã, Periperi e Cajazeiras, onde também haverá folia, vão dispor de uma Delegacia Especial de Área (DEA). Equipes do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) e do Departamento de Narcóticos (Denarc) também estarão presentes nos circuitos da festa.

Todas as unidades especializadas da Polícia Civil manterão plantões normais, com o reforço no quadro de delegados, escrivães e agentes. A Coordenadoria de Operações Especiais (COE) também permanecerá com o efetivo de prontidão para qualquer situação de risco. A Delegacia Digital, onde o cidadão pode registrar boletim de ocorrência por meio da internet, também estará à disposição do público.

Polícia Técnica
Para garantir o pleno atendimento à população baiana, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) manterá, durante os dias de folia, os serviços para exames de lesões corporais, necropsias, perícia e identificação criminal, além de necropapiloscópica. Para atender à demanda, o DPT atuará com o efetivo de 361 pessoas na capital e outras 40 em plantões extras nos municípios do interior do estado.

Centro Integrado de Informação reúne 22 órgãos municipais, estaduais e federais
Composto por 22 órgãos das esferas municipal, estadual e federal, o Centro de Integrado de Informações do Carnaval permitirá a localização das equipes, viaturas e trios, por meio do Sistema de Posicionamento Global (GPS), possibilitando que o deslocamento da polícia seja feito com maior agilidade. O centro também estabelece fluxo contínuo de informações entre os órgãos e disponibiliza o conhecimento produzido pela análise e geoprocessamento dos dados recebidos.

Para isso, a segurança em Salvador irá dispor de 110 câmeras móveis e fixas, que ajudarão a polícia na identificação de criminosos e no mapeamento de áreas críticas nos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho). O aparato tecnológico ainda utilizará 1,2 mil rádios, que funcionam por GPS – permitindo deslocamento da polícia com maior agilidade -, 430 computadores e 85 postos de conexão de dados.

A transmissão dos dados (imagens, informações, entre outros) será feita de maneira rápida, segura e com qualidade, por meio de 27 quilômetros de fibra ótica instalados nos circuitos. As patrulhas utilizarão ainda 230 telefones celulares no modelo smartphone, com acesso a banco de dados criminais e consultas de antecedentes, mandados e restrição a veículos.

Print Friendly

About the Author

Assessoria de Comunicação da Ouvidoria Geral. Siga-nos no Twitter: @ouvidoriageral e curta a nossa Fan Page no Facebook - http://www.facebook.com/ouvidoriageraldabahia