Matrículas nas escolas da rede estadual começam nesta terça-feira

Anúncio foi realizado durante coletiva de imprensa. Confira os procedimentos e calendário da matrícula 2013 na rede estadual de ensino

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, apresentou, nesta segunda-feira (18.02), durante entrevista à imprensa, o calendário de Matrícula 2013 e lançou o projeto Viver Escola, desenvolvido, pela primeira vez, para atender os estudantes oriundos da rede municipal de Salvador que estão ingressando na rede estadual, este ano, no 6º ano do ensino fundamental (5ª série).  A matrícula na rede estadual começa nesta terça-feira (19/02) e prossegue até 28 de fevereiro. O calendário está subdividido para oferecer mais comodidade e segurança aos estudantes e seus responsáveis.

O secretário Osvaldo Barreto informou que 700 mil estudantes das escolas estaduais já confirmaram suas matrículas para 2013. Com a abertura do calendário a estimativa da Secretaria Estadual da Educação é manter o quantitativo de cerca de 1 milhão de estudantes matriculados. “As famílias e os estudantes podem ficar tranqüilos com relação à garantia de vagas nas escolas estaduais. Todos os que procurarem a rede terão os seus pedidos de matrícula atendidos. Ninguém vai ficar sem estudar por falta de vaga”, garantiu o secretário Barreto.

Coletiva de imprensa sobre matrículas 2013 na rede de ensino estadual | Carla Ornelas/GOVBA

Coletiva de imprensa sobre matrículas 2013 na rede de ensino estadual | Crédito:             Carla Ornelas/GOVBA

Calendário
De 19 a 22 de fevereiro acontece a matrícula para alunos da rede pública (tanto estadual, como municipal) e entre os dias 25 a 28 ocorre a matrícula para estudantes oriundos da rede privada e de outros estados.  Para quem deseja fazer um curso de educação profissional (técnico de nível médio ou qualificação nível fundamental) na rede estadual de Educação, as matrículas serão realizadas no mesmo período. Assim, dia 19 a 22, os alunos oriundos das redes municipais e estadual poderão optar pela modalidade integrada ao ensino médio. Apenas para os contemplados no sorteio eletrônico da Educação Profissional, a confirmação de matrícula ocorre nos dias 26 e 27 de fevereiro, obedecendo à ordem de classificação.

O calendário de matrícula pode ser consultado aqui. A Secretaria da Educação também disponibiliza atendimento eletrônico aos estudantes e familiares durante a matrícula pelo telefone 0800-285-8000.

Infraestrutura – O secretário Osvaldo Barreto anunciou que a Secretaria da Educação do Estado da Bahia destinou R$ 46 milhões diretamente às unidades escolares da rede, com o objetivo de preparar as escolas estaduais para o início do ano letivo. “O investimento vai ser utilizado para reparos na rede física, envolvendo serviços de eletricidade, revisão da cobertura, instalações hidrossanitárias e pintura”.

Viver Escola
O destaque do secretário foi para o projeto Viver Escola, que, em 2013, vai atender 17 mil estudantes oriundos da rede municipal de Salvador que estão ingressando na rede estadual de ensino na 5ª série/6º ano do ensino fundamental. As atividades acontecem de 4 a 27 de março em 62 escolas-polo, na capital. Sobre o Viver Escola o secretário Barreto explicou que “a rotina escolar passa a ser bem diferente para estas crianças, que precisam ter e terão um apoio especial nesta fase de transição, com aulas de português, matemática, ciências e artes”.

Para que o estudante participe do Viver Escola, os pais devem fazer a inscrição no período de 21 a 28 de fevereiro nos núcleos de atendimento e orientação instalados em todas as escolas da rede estadual. Para conferir a relação com o nome e o endereço das escolas-polo clique aqui.

O secretário Osvaldo Barreto destacou, ainda, a ampliação do alcance de projetos pedagógicos como o Pacto com Municípios, firmado com 329 municípios baianos para alfabetização de crianças na idade certa; Gestar na Escola, que fortalece a aprendizagem de língua portuguesa e matemática entre os estudantes das 900 escolas que ofertam o ensino fundamental do estado; Ciência na Escola; Ensino Médio em Ação e Educação Integral, com o Mais Educação e Ensino Médio Inovador).

Com informações da Secretaria da Educação