Secretaria da Educação prorroga inscrições para o Sorteio Eletrônico

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia prorrogou para a próxima segunda-feira (28/01) as inscrições para o sorteio eletrônico dos cursos técnicos de nível médio na rede pública estadual. Serão ofertadas 11.040 vagas para os Centros Territorias e Centros Estaduais de Educação Profissional na capital e interior. Isso significa um incremento de 48,7% no número de vagas em relação à última oferta de 2012.  Além disso, dois novos cursos estão sendo ofertados: Técnico em Farmácia e Técnico em Cuidados de Idosos. A oferta contempla 61 Centros Territorias e Estaduais de Educação Profissional localizados em 62 municípios.

Podem se inscrever apenas pessoas que concluíram o ensino médio em escola pública até o ano de 2012 e que são domiciliadas no Estado da Bahia e querem voltar a estudar e fazer um curso técnico de nível médio. As inscrições são feitas, exclusivamente aqui.

Esta é mais uma etapa da política pública de Educação Profissional da Bahia, que visa à formação e qualificação profissional de jovens e trabalhadores para que atendam e se beneficiem do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado. Nos últimos cinco anos, a Bahia ampliou em mais de 1.400% a oferta de vagas de cursos técnicos de nível médio, pulando de 4.016 matriculados, em 2006, para mais de 60 mil no segundo semestre de 2012. A meta é chegar a 84 mil pessoas matriculadas em Educação Profissional na Bahia até 2014.

Estão sendo ofertadas vagas de 12 eixos tecnológicos. São 51 cursos técnicos, como por exemplo: Administração, Agroindústria, Agroecologia, Arte Dramática, Biotecnologia, Cuidados de Idosos, Desenho em Construção Civil, Eletrotécnica, Edificações, Logística, Comércio, Cooperativismo, Informática, Enfermagem, Eletrotécnica, Farmárcia, Meio Ambiente, Mecânica, Manutenção Automotiva, Nutrição e Dietética, Programação de Jogos Digitais, Petroquímica, Petróleo e Gás, Produção de Moda, Secretariado, Serviços Públicos e Segurança do Trabalho. Os cursos são ofertados em Centros Territoriais e Centros Estaduais de Educação Profissional da capital e interior.

Sorteio – As vagas serão distribuídas por sorteio eletrônico, uma forma democrática de acesso à Educação Profissional na Bahia por garantir igualdade de oportunidade para todos. O sorteio será realizado no dia 5 de fevereiro, às 15 horas, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), situado na Estrada das Muriçocas, s/n, Paralela, em Salvador. O sorteio será transmitido por videoconferência e acompanhado por órgãos controladores do Estado, como o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, professores, e será aberto para acompanhamento de estudantes, pais e mães. Não será realizado Sorteio Eletrônico para os cursos cuja demanda de candidatos seja inferior ao número de vagas ofertadas.

Com informações da Secretaria da Educação

Print Friendly

About the Author

Assessoria de Comunicação da Ouvidoria Geral. Siga-nos no Twitter: @ouvidoriageral e curta a nossa Fan Page no Facebook - http://www.facebook.com/ouvidoriageraldabahia