Ipac desenvolve ações no Pelourinho para a Copa 2014

A Secretaria de Cultura (Secult), por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), desenvolve ações para beneficiar bens culturais baianos, se integrando às iniciativas do governo estadual para a Copa do Mundo da Fifa 2014, em Salvador. A Secult/Ipac vai requalificar, até 2014, três largos do Pelourinho onde são realizados vários eventos, os largos Tereza Baptista, Pedro Archanjo e Quincas Berro D’Água. No início deste ano foi realizado concurso nacional, via Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-BA), com júri internacional e externo ao Ipac. O vencedor – escritório Arthur Casas – termina o projeto executivo dos largos até dezembro.

Projeto de requalificação do Tereza Baptista | SECULT

No primeiro semestre de 2013, a Secult/Ipac iniciará as obras de requalificação dos três largos. A previsão de conclusão é para a Copa em 2014.

“Desde 2008 investimos mais de R$ 20 milhões em monumentos considerados âncoras de visitação pelo Ministério do Turismo (MTUR) no centro histórico, com serviços de restauro e manutenção de imóveis tombados e estratégicos”, explica o diretor geral do Ipac, Frederico Mendonça. Os recursos foram do Prodetur 2/MTUR, Banco Interamericano de Desenvolvimento e Banco do Nordeste, via Secretaria de Turismo, e contrapartida do Tesouro Estadual.

Projeto de revitalização do largo Quincas Berro D’Água | SECULT

Nesta etapa foram beneficiados Casa das Sete Mortes, Palácio Rio Branco – sede da Secult inaugurada em 2010 pelo então presidente Lula –, as igrejas do Boqueirão (Santo Antônio), Rosário dos Pretos (Pelourinho) e Pilar (Comércio). Todos em área tombada como Patrimônio Nacional pelo Ministério da Cultura (MinC). Em março deste ano, o representante do MTUR, Marcelo Caetano, deu por concluídas as obras do Pilar e Rosário dos Pretos.

“Agora, vamos construir o palco articulado, inserido em um terreno baldio no Pelourinho, projeto aprovado pelo Iphan e Prefeitura”, diz Mendonça. Segundo o presidente do IAB-BA, Nivaldo Andrade, o palco retrátil de alta tecnologia protegerá o Largo do Pelourinho que sofria com montagens de grandes estruturas, destruindo calçadas, ruas e impactando nos seculares imóveis.

Confira ilustrações do projeto de requalificação de largos do Pelourinho

Com informações da SECOM