Uneb atende movimento estudantil e adia provas do Vestibular 2013

A Reitoria da UNEB, atendendo pedido do movimento estudantil secundarista da rede pública estadual e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da universidade, vai adiar a data das provas do Vestibular 2013.

Em reunião realizada no final da tarde desta segunda-feira (9), na Sala Nobre da Reitoria, Campus I da instituição, em Salvador, o reitor Lourisvaldo Valentim, membros do grupo gestor da universidade e lideranças de diversos grêmios e entidades de estudantes do ensino médio definiram, em comum acordo, os dias 13 e 14 de janeiro de 2013 para a aplicação das provas do processo seletivo. As provas do vestibular estavam previstas inicialmente para os dias 25 e 26 de novembro deste ano.

“Esta é uma vitória inédita no estado. Vamos festejar em toda a Bahia esta conquista. Esperamos que as outras universidades públicas se sensibilizem como essa decisão da UNEB e também modifiquem as datas de seus vestibulares”, destacou o líder secundarista Gilcimar Brito.

A presidenta da Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador (Ages), Raquel Barbosa, disse que “os alunos da rede estadual, que enfrentam há quase 90 dias a greve dos professores, estão muito orgulhosos com esta conquista. É bonito perceber que existem pessoas e instituições nos apoiando”.

Segundo o reitor Valentim, a solicitação é legítima e o grupo gestor não poderia deixar de atender a solicitação.

“Estamos a favor de qualquer iniciativa que vise ajudar os estudantes da rede pública a não serem prejudicados no seu direito de ingressar nesta universidade. Portanto, vamos atender esse pleito dos estudantes e trabalhar muito agora para que o Vestibular 2013, o maior do Norte e Nordeste do país, seja realizado com a mesma qualidade e segurança”, afirmou o reitor.

Vice-reitora da instituição, Adriana Marmori destacou que independente dos esforços que deverão ser empreendidos pelo grupo gestor, o mais importante é que com esta alteração “vamos ter garantia de que os estudantes da rede estadual poderão se preparar de forma adequada para competir pelas vagas no vestibular”.

Para o coordenador-geral do DCE da UNEB, Marcelo Lemos, a reunião foi importante por fortalecer essa política de diálogo da universidade com os estudantes.

“Gostaria de parabenizar os gestores da universidade por esta iniciativa e por ter aberto as portas da UNEB para que o movimento estudantil pudesse expor suas demandas. Esse resultado poderá desencadear novas mudanças de calendário em outras instituições de ensino”, celebrou Marcelo.

Pró-reitor de Graduação (Prograd), Jose Bites sinalizou que com a alteração das datas do processo seletivo, novas modificações devem ser realizadas no calendário letivo do próximo ano.

“Esta foi uma decisão acertada. De fato, precisaremos adequar o calendário do primeiro semestre, mas esperamos que tudo saia como previsto na segunda metade do ano, sem prejuízos para os estudantes”, salientou Bites.

Durante o encontro, os estudantes apresentaram a proposta de mediação para a greve dos docentes da rede estadual, aprovada em assembleia do movimento estudantil realizada no último dia 5, assinada pela Ages, DCE da UNEB, União Municipal dos Estudantes de Simões Filho (Umesf), Associação de Grêmios e Estudantes de Lauro de Freitas (Agelf), União Municipal dos Estudantes de Jequié (Umes), Associação Municipal de Estudantes de Dias D’Ávila (Amedd), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Associação Baiana Estudantil Secundarista (Abes) e União Municipal dos Estudantes de Vitória da Conquista (Umesc), além de 30 grêmios estudantis.

Do grupo  gestor da UNEB, participaram da reunião o pró-reitor de Assistência Estudantil (Praes), Otávio Assis, os assessores especiais (Assesp) da Reitoria, Zita Guimarães e Luiz Carlos dos Santos, a coordenadora do Centro de Processo Seletivo (CPS), Romilda Almeida, e o assessor de Comunicação (Ascom) da universidade, Toni Vasconcelos.

Com informações da UNEB