Inscrições abertas para o Parlamento Juvenil do Mercosul 2012

Destinado a estudantes entre 14 e 17 anos, cursando o 1º ou 2º ano do ensino médio da rede pública de ensino, o Parlamento Juvenil do Mercosul 2012 acontece em agosto, na Colômbia. Com o objetivo de contribuir para a formação política e cidadã dos jovens, o projeto proporciona um mandato de dois anos aos participantes. Durante esse período, os jovens serão envolvidos em diversas ações de integração e formulação de propostas para melhoria do ensino médio. As inscrições para o processo seletivo já estão abertas e os interessados devem procurar a direção de sua escola.

O Ensino Médio que Queremos é o tema dos trabalhos do projeto que se desdobrará em assuntos como inclusão educativa, gênero, jovem e trabalho, participação cidadã e diversidade. Essas discussões serão abraçadas por jovens da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil.

A seleção estadual será realizada pela Secretaria da Educação do Estado por meio do processo seletivo que resultará na seleção de três jovens para participar da etapa nacional, com despesas de passagens e hospedagens pagas pelo Ministério da Educação. Os jovens serão escolhidos entre si, através de um processo democrático e participativo, com o apoio da Unicef e dos estudantes eleitos em 2010 para o Parlamento Juvenil.

Na segunda fase, que ocorrerá em Brasília, haverá atividades em grupo para integração e desenvolvimento de trabalhos temáticos para elaboração de documentos que subsidiem o trabalho de delegação jovem brasileira.

O estudante eleito para representar o Brasil no Parlamento Juvenil do Mercosul assumirá o compromisso de participar de todas as instâncias presenciais e virtuais que compõem o projeto; estudar ou produzir os documentos necessários para participar de todas as etapas do evento e assistir a todas as reuniões obrigatórias.

Com informações da Secretaria da Educação

Print Friendly

About the Author

Assessoria de Comunicação da Ouvidoria Geral. Siga-nos no Twitter: @ouvidoriageral e curta a nossa Fan Page no Facebook - http://www.facebook.com/ouvidoriageraldabahia