19 mil policiais militares atuam na Operação São João da Bahia

A Polícia Militar da Bahia preparou um esquema especial de segurança para os festejos juninos em todo estado. A ação terá 19 mil policiais distribuídos em Salvador, Região Metropolitana e cidades onde acontecem a festa de São João. A operação teve início no último dia 12 e seguirá até o dia 30 de junho, envolvendo as festas de Santo Antônio, São João e São Pedro.

Em Salvador, a PM intensificará o policiamento nos bairros de Cajazeiras, São Cristóvão, Tancredo Neves, Sete de Abril, Centro Histórico, Liberdade, Paripe e Pirajá. Só no Pelourinho serão empregados 1.440 policiais, 14 câmeras de monitoramento, dez postos de observação, seis pontos de abordagens (com uso de detectores de metal). Contará também com dois postos de atendimento ao cidadão, na Praça da Sé e no Largo do Pelourinho.

No interior, 500 policiais das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (CIPEs) foram mobilizados para atuar nas cidades cuja concentração de pessoas é maior, como Amargosa, Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe, São Sebastião do Passé, Cachoeira, Camaçari, Cruz das Almas, Euclides da Cunha, Santo Antônio de Jesus, São Francisco do Conde e São Gonçalo dos Campos.

Prevenção

O Corpo de Bombeiros atuará com 595 militares, 314 em Salvador e Região Metropolitana, a exemplo de Camaçari, São Francisco do Conde, Lauro de Freitas, Dias D’Ávila, e outros 281 nos municípios de Feira de Santana, Ilhéus, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Jequié, Senhor do Bonfim, Itaberaba, Paulo Afonso, Cruz das Almas, Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Itabuna, entre outros.

Além das vistorias preventivas dos palcos em locais de grande concentração de pessoas, os bombeiros atuarão nas ocorrências de atendimento pré-hospitalar, prevenção e combate a incêndio, busca e salvamento e operações de defesa civil, através do emprego de 16 viaturas, sendo três autorápido, 11 de combate a incêndio e um de busca e salvamento, além de uma ambulância do SALVAR.

Para os que irão curtir o São João, os Bombeiros recomendam não soltar balões, soltar fogos apenas em locais seguros, não saltar sobre fogueiras e não acender fogueira jogando produtos inflamáveis.

Nas estradas

O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e as Companhias Especializadas iniciam a “Operação São João 2012″ a partir das 8h desta sexta-feira (22), seguindo até a manhã do dia 25/06, sendo utilizados dois mil policiais por dia, que utilizarão viaturas, cães farejadores, etilômetros, além da aeronave do Grupamento Áereo da PMBA (GRAER), objetivando realizar abordagens visando a prevenção de acidentes de trânsito, bem como coibir o tráfico de armas, drogas e de pessoas, em especial a modalidade de exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Serão fiscalizados veículos e condutores, assim como os equipamentos e documentos de porte obrigatório, a utilização de bebida alcóolica; transporte clandestino de explosivos, excesso de passageiros e de velocidade, por meio de equipes itinerantes e postos de abordagem nas BA-093, BA-526 , BA-535, BA-052, BA-220, BA–084, BA-502, BA-522, BA-001 BA-540 e BA–046.

Com informações da SECOM

Print Friendly

About the Author

Assessoria de Comunicação da Ouvidoria Geral. Siga-nos no Twitter: @ouvidoriageral e curta a nossa Fan Page no Facebook - http://www.facebook.com/ouvidoriageraldabahia