Mais de um milhão de crianças devem ser imunizadas contra poliomielite

As crianças menores de cinco anos devem ser levadas a um dos oito mil postos de vacinação abertos na Bahia para o dia D de vacinação contra a poliomielite, no próximo sábado (16). No estado da Bahia, a mobilização envolverá 27 mil trabalhadores e 2.500 veículos. A meta é imunizar 95% do público-alvo, formado por 1.080.715 crianças. A campanha seguirá até o dia 6 de julho.

O último registro da poliomielite no Brasil foi em 1989. O objetivo da campanha é manter erradicada a doença e evitar a sua reintrodução no país. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), entre os anos de 2010 e 2011, 24 países registraram casos de poliomielite, na sua maioria, decorrentes de importações de Poliovírus selvagem de países endêmicos como o Afeganistão, Nigéria e Paquistão. Ocorreu ainda o restabelecimento da transmissão em Angola, Chade, República do Congo e Sudão.

No ano passado, na primeira etapa de vacinação foram aplicadas 1.065.463 doses, alcançando uma cobertura vacinal de 98,59%, na faixa etária de 0 a menores de 5 anos. Na segunda foram aplicadas 1.049,698 doses, atingindo uma cobertura de 97,13%.

Com informação da SECOM

Print Friendly

About the Author

Assessoria de Comunicação da Ouvidoria Geral. Siga-nos no Twitter: @ouvidoriageral e curta a nossa Fan Page no Facebook - http://www.facebook.com/ouvidoriageraldabahia